sábado, 19 de março de 2022

Luca

"LUCA" 

Contém Spoiler

“Luca” é mais um filme da Pixar (Disney+) dirigido por: Enrico Casarosa, que conquista o público. O filme, apesar do sempre final feliz que contempla quase todos os títulos da Disney, nos traz reflexões importantes sobre: amadurecimento, amizade, aventuras.
De trilha sonora italiana, o filme remete também ao “estrangeiro” que habita este adolescente, o “infamiliar” que surge das profundezas do oceano ou nem tanto assim, porque o inconsciente está mais escancarado do que o sabemos. O fato é que, naquele lugar não cabia mais os sonhos daquele garoto, na “redoma” de achar que era um monstro marinho, nunca antes, havia ousado experimentar a superfície porque senão seria morto (discurso familiar).
Até que, o inconveniente surge, na figura de um novo-amigo “Alberto”, judiado pela exclusão social, pobreza e dureza da vida, este amigo é mais corajoso diante da vida. Não tem o que perder, portanto não teme, acelera “no descidão” (referência a ladeira que brincam de bicicleta) enfrenta as mazelas da vida de forma destemida.
Uma aventura desafiadora surge em busca de um “prêmio”: - a vespa, uma moto que representa uma premiação ainda maior: a liberdade. Se unem em trio, com Julietta e formam uma equipe de triathon. O esporte mais uma vez, servindo de superação, agregamento, socialização e ato político. Trabalham de dia para comer de noite, “una bella pasta”, treinam sem recursos, na raça e no desejo.
Não demora muito para esbarrarem nas difíceis questões: do “mostro”, não do marinho, o temido. O humano! a inveja, a traição, a mentira, o ódio, a hipocrisia social.
O desfecho do filme como já dito é de final feliz, na vida real nem sempre acontece assim, ainda mais, sendo parte dos excluídos. Mas, as reflexões acerca dos monstros vencerem ou de se vencer os monstros “internos” seja uma grande lição para a liberdade que se almeja.

Referências:
FREUD, Sigmund. (1919). O Estranho. In: Obras completas, vol. XVII. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
LUCA. Direção: Enrico Casarosa. Produção: Pixar. Disney+. Lançado em: 16/06/21. Duração. 1h36. Disponível em:www.disneyplus.com. Acesso em: 07/08/21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário